Terapia Comunitária - O que é?

A Terapia Comunitária é um espaço de partilha de vivências onde, através da palavra e da escuta respeitosa, os membros de uma comunidade vão construindo vínculos de apoio e soluções aos seus problemas cotidianos. É participando das conversações na Roda de Terapia Comunitária que se alcança a autonomia e a confiança por meio da ação terapêutica do próprio grupo, que relata e resgata suas histórias e experiências de vida na procura da solução dos conflitos pessoais.

Uma Roda de Terapia Comunitária é um grupo de ajuda mútua e um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção de vida e saúde, assim como a mobilização dos recursos e competências dos indivíduos.

31/03/2009

Paulo Freire um pilar na Terapia Comunitária

Temos uma ótima noticia para aqueles que ainda não tinham tido a oportunidade de ler este autor ou para os que estão querendo completar sua coleção de livros:
A Biblioteca da Floresta esta disponibilizando alguns livros do Paulo Freire para impressão de forma totalmente gratuita. São livros importantíssimos de um pensador brasileiro comprometido profundamente com as causas sociais. O material é inovador, criativo, original e tem importância histórica inédita. A Biblioteca da Floresta Ministra Marina Silva é especializada em assuntos e autores da Amazônia e do Acre e que tem como propósito contribuir para o desenvolvimento sustentável, colocando à disposição dos pesquisadores e da sociedade em geral as informações e as experiências do governo e dos movimentos socioambientais. Os livros estão disponíveis aqui e são: Boa leitura!
Ler mais...

25/03/2009

Terapia Comunitária - Globo News

Ler mais...

24/03/2009

Nasceu!

Hoje é um dia importante para mim. Hoje, faz alguns anos e num outro pais, nasceu minha filha. Num dia como este, num 24 de março a minha vida mudou totalmente já que havia entrado na minha vida um outro ser do qual eu teria que cuidar e olhar com amor e respeito já que assim tinha chegado no mundo, na confiança que seria amada e acolhida. Hoje volta a ser um dia importante para mim porque aconteceu um novo nascimento, que assim como minha filha, vem ao mundo na confiança de ser acolhido com amor e cuidado. Hoje nasceu Conversa, o blog da Terapia Comunitária do Rio de Janeiro! Conversa – compartilhando e balançando, nasceu para ser o espaço virtual e comunitário das nossas conversações, das nossas inquietudes, do nosso material teórico e didático. Conversa – compartilhando e balançando, nasceu para que juntos possamos divulgar nosso trabalho comunitário, ampliar nossas redes e compartilhar nossos encontros. Conversa, assim como a própria Terapia Comunitária, pretende reproduzir, de um modo virtual, um espaço onde possamos falar do nosso cotidiano não só como Terapeutas Comunitários e sim como pessoas inseridas neste belo e enorme Rio de Janeiro. Ben vindos a Conversa – compartilhando e balançando!
Ler mais...

Uma rede de conversas

É isto que a Terapia Comunitária propõe. É para isso que criamos nosso blog. O blog da terapia comunitária no Rio de Janeiro.
Ler mais...