Terapia Comunitária - O que é?

A Terapia Comunitária é um espaço de partilha de vivências onde, através da palavra e da escuta respeitosa, os membros de uma comunidade vão construindo vínculos de apoio e soluções aos seus problemas cotidianos. É participando das conversações na Roda de Terapia Comunitária que se alcança a autonomia e a confiança por meio da ação terapêutica do próprio grupo, que relata e resgata suas histórias e experiências de vida na procura da solução dos conflitos pessoais.

Uma Roda de Terapia Comunitária é um grupo de ajuda mútua e um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção de vida e saúde, assim como a mobilização dos recursos e competências dos indivíduos.

29/07/2010

"Como funciona a terapia comunitária?

Ao contrário das terapias tradicionais, centradas no indivíduo, a terapia comunitária também pretende melhorar as relações sociais dentro da comunidade." Esta é a manchete de uma reportagem sobre a TC que saiu na Revista Planeta Sustentável. O link é: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/conteudo_293415.shtml
Ler mais...

12/07/2010

Terapia Comunitária é política pública!

A TC foi aprovada na IV Conferência Nacional de Saúde Mental - Intersetorial, realizada entre 27 de junho e primeiro de julho de 2010 como política pública PRIORITÁRIA NACIONAL. Parabéns a todos que se esforçaram para isto e um agradecimento especial à Dra. Carmen de Simone, nossa querida companheira que tem aberto tantas portas e tantas rodas!
Ler mais...

03/07/2010

Iº Simpósio Interno do Instituto Noos

No dia 19 de junho, o Instituo Noos promoveu seu primeiro simpósio interno. Num dos pontos altos do evento, uma mesa completamente composta por Terapeutas Comunitários.
Ler mais...

01/07/2010

Prevenção ao Uso Indevido de Drogas

Na teleconferênia do curso de Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias da SENAD, nossa querida Selma representa a TC!

Ler mais...