Terapia Comunitária - O que é?

A Terapia Comunitária é um espaço de partilha de vivências onde, através da palavra e da escuta respeitosa, os membros de uma comunidade vão construindo vínculos de apoio e soluções aos seus problemas cotidianos. É participando das conversações na Roda de Terapia Comunitária que se alcança a autonomia e a confiança por meio da ação terapêutica do próprio grupo, que relata e resgata suas histórias e experiências de vida na procura da solução dos conflitos pessoais.

Uma Roda de Terapia Comunitária é um grupo de ajuda mútua e um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção de vida e saúde, assim como a mobilização dos recursos e competências dos indivíduos.

10/05/2009

CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPIA COMUNITÁRIA – 2009 –

O INSTITUTO NOOS TEM A HONRA DE CONVIDÁ-LO(A) A PARTICIPAR DA 4ª TURMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPIA COMUNITÁRIA A SER REALIZADO NO RIO DE JANEIRO, COM O PROF. ADALBERTO BARRETO E A EQUIPE DO INSTITUTO NOOS.

A Terapia Comunitária (TC) é uma proposta nascida na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, desenvolvida pelo Prof. Dr. Adalberto de Paula Barreto, psiquiatra, que hoje está em prática em muitos estados brasileiros e também no exterior. Ela tem se mostrado um excelente recurso para lidar com o sofrimento decorrente da exclusão social, pobreza e violência que atingem comunidades inteiras em nosso país. É um procedimento terapêutico de fácil acesso e viável para grandes grupos. Nas palavras do próprio prof. Adalberto:

“A Terapia Comunitária é um instrumento que nos permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Procura suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo valorizando a herança cultural dos nossos antepassados indígenas, africanos, europeus e orientais, bem como o saber produzido pela experiência de vida de cada um.”

“Enquanto muitos modelos centram suas atenções na patologia, nas relações individuais, privadas, a TC se propõe cuidar da saúde comunitária em espaços públicos. Propõe-se a valorizar a prevenção. Prevenir é, sobretudo, estimular o grupo a usar sua criatividade e construir seu presente e seu futuro a partir de seus próprios recursos.”

continuar lendo aqui

6 comentários:

  1. Parabéns, Cata! Parabéns, meninas... Nossa casa virtual está muito acolhedora! Adoro vocês. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Dra Cabrocha, querida Thais,
    Vai ser a casa virtual mais acolhedora da rede!
    muitos beijos para vc,
    Agora temos que postar um pouco de música ne?
    Saudades!

    ResponderExcluir
  3. Cata querida,
    Está tudo de bom e a Terapia Comunitária agradece tanto empenho e criatividade.
    bj, Selma

    ResponderExcluir
  4. Cata querida, estou orgulhosa!!!
    Como é bom fazer parte dessa rede que se amplia a cada dia e dessa equipe, com seus talentos e competências, tão complementares!
    bj,Sandra

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog!!! Criativas e acolhedoras, como sempre. Parabéns!! Beijos

    ResponderExcluir