Terapia Comunitária - O que é?

A Terapia Comunitária é um espaço de partilha de vivências onde, através da palavra e da escuta respeitosa, os membros de uma comunidade vão construindo vínculos de apoio e soluções aos seus problemas cotidianos. É participando das conversações na Roda de Terapia Comunitária que se alcança a autonomia e a confiança por meio da ação terapêutica do próprio grupo, que relata e resgata suas histórias e experiências de vida na procura da solução dos conflitos pessoais.

Uma Roda de Terapia Comunitária é um grupo de ajuda mútua e um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção de vida e saúde, assim como a mobilização dos recursos e competências dos indivíduos.

24/03/2009

Nasceu!

Hoje é um dia importante para mim. Hoje, faz alguns anos e num outro pais, nasceu minha filha. Num dia como este, num 24 de março a minha vida mudou totalmente já que havia entrado na minha vida um outro ser do qual eu teria que cuidar e olhar com amor e respeito já que assim tinha chegado no mundo, na confiança que seria amada e acolhida. Hoje volta a ser um dia importante para mim porque aconteceu um novo nascimento, que assim como minha filha, vem ao mundo na confiança de ser acolhido com amor e cuidado. Hoje nasceu Conversa, o blog da Terapia Comunitária do Rio de Janeiro! Conversa – compartilhando e balançando, nasceu para ser o espaço virtual e comunitário das nossas conversações, das nossas inquietudes, do nosso material teórico e didático. Conversa – compartilhando e balançando, nasceu para que juntos possamos divulgar nosso trabalho comunitário, ampliar nossas redes e compartilhar nossos encontros. Conversa, assim como a própria Terapia Comunitária, pretende reproduzir, de um modo virtual, um espaço onde possamos falar do nosso cotidiano não só como Terapeutas Comunitários e sim como pessoas inseridas neste belo e enorme Rio de Janeiro. Ben vindos a Conversa – compartilhando e balançando!

2 comentários:

  1. Catalina, parabéns pelo mais novo filhote! Pode confiar que ele vai ser muito bem acolhido e cuidado por todos os seus padrinhos.

    Ainda não tive tempo para fuçar todo o site, dei uma olhada geral. Depois mando uma opinião mais detalhada...

    Se precisar de fotos para colocar, tem o site do Picasa com as fotos do curso de Guapi.

    Ainda não definimos aqui em Niterói como vão ficar as rodas de TC, mas assim que soubermos te mandamos para colocar no site!

    Vinte abraços!
    Valeu!
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Marcelo!
    mais vinte abraços para você,
    Valeu, Valeu..
    Saudades

    ResponderExcluir