Terapia Comunitária - O que é?

A Terapia Comunitária é um espaço de partilha de vivências onde, através da palavra e da escuta respeitosa, os membros de uma comunidade vão construindo vínculos de apoio e soluções aos seus problemas cotidianos. É participando das conversações na Roda de Terapia Comunitária que se alcança a autonomia e a confiança por meio da ação terapêutica do próprio grupo, que relata e resgata suas histórias e experiências de vida na procura da solução dos conflitos pessoais.

Uma Roda de Terapia Comunitária é um grupo de ajuda mútua e um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção de vida e saúde, assim como a mobilização dos recursos e competências dos indivíduos.

19/05/2009

coisas que emocionam

Vânia teve a generosidade de compartilhar a sua experiência e fiquei super emocionada. Pedi autorização para colocar no blog pois é muito bom lembrar deste "sagrado" que muitas vezes acontece nas rodas e que nem sempre registramos. Obrigada Vania. Bia "....da terapia na Ilha da Conceição que acontece todas as sextas 13;30 e esta muito legal porque as pessoas já estão fazendo da roda uma referência , essa semana um senhor que sempre frequenta a roda até pediu pra comemorar o aniversário dele na TC ,e sabe o que ele disse ,"Eu nunca comemorei meu aniversário e sabe porque Vânia?E eu disse não. E ele disse, porque nunca tive amigo ,mas esse ano faço 82 anos e quero comemorar aqui na Tc com vocês, porque agora eu tenho amigos, pois foi aqui na TC que os encontrei, agora eu tenho uma família." Ai eu fiquei toda boba e muito feliz em saber que nosso trabalho está dando certo e queria dividir isso com você e com todo o grupo.Hoje já consigo ver frutos da Terapia Comunitária e estou muito feliz."

4 comentários:

  1. Que linda experiência! Isso faz com que cada vez mais acredite e tente me dedicar à T.C.: a certeza de que faz diferença para as pessoas. Vivemos em um mundo com muita solidão. A TC é um bálsamo para isso.
    Parabéns Vania.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Rosana, cada dia que pasa acredito mais e mais na TC, em cada roda que assisto ou que faço ganho alguma coisa nova, aprendo algo, saio contagiada dessa energia que é estar junto a um grupo que tem como único objetivo compartilhar. Compartilhar o que a vida nos da, o que tem de bom e as vezes o que não é tão bom, mas compartilhar.

    Beijos Vânia, obrigada por compartilhar!

    Beijos Bia, obrigada por co-compartilhar

    ResponderExcluir
  3. cata este blog é tudo de bom.falar em coisas que emocionam quero compartilhar a beleza da roda no vâo do MASP, em S. Paulo, feita por Airton, irmão de Adalberto, com um grupo de aproximadamente 100 pessoas incluindo moradores de rua, ou melhor de calçada como eles mesmo se definiram. não preciso dizer das lágrimas que precisei enxugar. será que viverei para ver um Brasil mais justo? como me orgulho de ser participante deste movimento! Como foi feliz o nosso artesão-amigo Adalberto quando com tantos retalhos conseguiu costurar esta rede! que possamos descansar nesta rede mas nunca deixar de cuidá-la para que não se enfraqueça e rompa!
    um forte abraço,
    Selma

    ResponderExcluir
  4. Querida Selma

    Essa roda deve ter sido uma coisa de linda e enorme!!

    Só imagino sua emoção e suas lagrimas.

    É para isso que trabalhamos, minha querida amiga, para que todos vejamos não só um Brasil mais justo, como um mundo mais justo, com seres humanos que se importem com o outro, de verdade

    Abraços enormes

    ResponderExcluir