Terapia Comunitária - O que é?

A Terapia Comunitária é um espaço de partilha de vivências onde, através da palavra e da escuta respeitosa, os membros de uma comunidade vão construindo vínculos de apoio e soluções aos seus problemas cotidianos. É participando das conversações na Roda de Terapia Comunitária que se alcança a autonomia e a confiança por meio da ação terapêutica do próprio grupo, que relata e resgata suas histórias e experiências de vida na procura da solução dos conflitos pessoais.

Uma Roda de Terapia Comunitária é um grupo de ajuda mútua e um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção de vida e saúde, assim como a mobilização dos recursos e competências dos indivíduos.

22/05/2009

Pergunta

Você sente que a Terapia Comunitária mudou em algo sua vida? Como?

9 comentários:

  1. Nossa mudou e muito.
    Sou uma nova mulher depois da terapia comunitária! Tenho mas determição ,força e garra.
    Mil bjs

    ResponderExcluir
  2. Comecei a achar apenas um terapeuta pouco para uma pessoa depois de vivenciar a multiplicidade de possibilidades terapeuticas de uma roda.

    ResponderExcluir
  3. Compartilho do que Selma diz. Estou orgulhosa de poder compartilhar com vocês este desafio de construção de um mundo melhor. Acho que técnicas que vivenciei no curso de TC e do Cuidando foram decisivas para ajudar a tentar enfrentar meu dia dia-a-dia como Pessoa e Profissional.
    Rachel

    ResponderExcluir
  4. Com certeza! Voltei de Nogueira hoje, e há um ano estava lá também. Neste um ano minha vida mudou muito! Porque eu mudei muito! E com certeza,a TC tem alguma coisa a ver com isso. Ou será que começar estudar e fazer TC já era uma mudança???

    ResponderExcluir
  5. Muito gratificante,fiquei ainda no Hotel,mais um dia para caminhar sozinha com minha criança que brincou pelos grandes corredores do lugar, sentindo a presença de todas as novas amigas,lembrando que as rodas foram de puro afeto,com a desnudada alma que todas as crianças carregam em si.

    DA BORBOLETA FERNANDA

    ResponderExcluir
  6. Aprendi a respirar e a viver melhor o laranja da minha vida :)

    ResponderExcluir
  7. Cada passo pensado ou não, intencional ou casual é uma deriva da vida de quem acredita que navegar é preciso. A TC é um aprendizado cotidiano que se espraia nos dias que vão e que vem, como se fossem as ondas de um mar em movimento esculpindo as escarpas do corpo e da alma. Assim tipo "água mole em pedra dura". A TC para mim é como um rizoma, estas raízes que não têm princípio nem fim, que não partem de um ponto central, que crescem por todos os cantos com intensidade. Talvez não seja a TC que mude algo em nós mas seja cada um mutante nas trocas possíveis que a TC facilita/permite. Não sei. Algo para pensar.

    ResponderExcluir
  8. A TC muda minha vida a cada roda que eu participo. A cada roda, milhões de novidades! E é cada coisa.... rsrsrs
    É muito bom estar nessa rede!

    ResponderExcluir
  9. Não mudou em nada minha vida, fiquei contrangido em me expor e ainda sai da roda com desejo de me matar.

    Isso não tem serventia e eu não consigo acessar um tratamento psicoterapeuto na UBS porque a única coisa que possuem e recomendam é essa tal de terapia comunitária.

    ResponderExcluir