Terapia Comunitária - O que é?

A Terapia Comunitária é um espaço de partilha de vivências onde, através da palavra e da escuta respeitosa, os membros de uma comunidade vão construindo vínculos de apoio e soluções aos seus problemas cotidianos. É participando das conversações na Roda de Terapia Comunitária que se alcança a autonomia e a confiança por meio da ação terapêutica do próprio grupo, que relata e resgata suas histórias e experiências de vida na procura da solução dos conflitos pessoais.

Uma Roda de Terapia Comunitária é um grupo de ajuda mútua e um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção de vida e saúde, assim como a mobilização dos recursos e competências dos indivíduos.

31/05/2009

Iniciamos a 4ª turma anual de TC do Noos

Uma alegria! Iniciamos a 4ª turma anual de TC do Noos. Um grupo excelente, participativo e extremamente solidário. Aliás qual é mesmo o perfil de um terapeuta comunitário? Diante de tantos balanços da vida, de tanto chacoalhar emoções não poderíamos ser diferentes. Bem vindos vocês que abriram coraçõ esteve entre nós cariocases e torneiras de emoções. Que tão bem mostraram suas pérolas e desnudaram suas feridas. Obrigada pela confiança, pelas lindas músicas, pela conversa junto à lareira enfim por tantas emoções que vivemos! Obrigada à Bia, Catalina, Rosana, Sandra, Raquel e ao Adalberto que mais uma vez veio nos ajudar a fazer crescer a rede fluminense de TC. Nós que há 4 anos atrás não tínhamos nenhuma representatividade neste movimento pela inclusão e pela luta por um Brasil socialmente mais justo somos agora uma rede que cresce com lindos nós. Abraços comunitários, Selma

3 comentários:

  1. Eu também quero agradecer Selma, a você por ter acreditado e feito esse sonho acontecer aqui no Rio. Que grupo lindo, afetuoso! Me emocionei muito com todos cantando para Bia e para mim quando precisamos vir embora mais cedo.Me emocionei com cada história compartilhada.
    Muito obrigada,a todos!
    Um abraço bem forte nos corações de todos.

    ResponderExcluir
  2. E vc não viu depois... Nossa despedida de primeiro módulo foi com direito a coral, música e coreografia. Foi realmente uma emoção! Adorei estar com todos e fazer parte desta equipe e deste movimento.
    Até o próximo módulo a todos!

    ResponderExcluir
  3. Cada turma é especial, e esta aqui parece que é uma turma musical, adorei o coral e as noites na lareira.
    Muito obrigada por tudo e a toda(o)s
    abraços

    ResponderExcluir