Terapia Comunitária - O que é?

A Terapia Comunitária é um espaço de partilha de vivências onde, através da palavra e da escuta respeitosa, os membros de uma comunidade vão construindo vínculos de apoio e soluções aos seus problemas cotidianos. É participando das conversações na Roda de Terapia Comunitária que se alcança a autonomia e a confiança por meio da ação terapêutica do próprio grupo, que relata e resgata suas histórias e experiências de vida na procura da solução dos conflitos pessoais.

Uma Roda de Terapia Comunitária é um grupo de ajuda mútua e um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção de vida e saúde, assim como a mobilização dos recursos e competências dos indivíduos.

13/08/2009

E a Terapia Comunitária continua crescendo!

Agora é a vez do Chile que nos recebera na próxima semana para as primeiras rodas que se realizarão lá. Selma Hinds e eu estamos arrumando as malas cheias de expectativas rumo a esta nova aventura que pode ser realizada graças ao trabalho de Verónica Virgílio, quem tem coordenado as visitas junto aos hospitais e municípios e tem convidado também pessoas de diferentes áreas da saúde ou da educação para participar das nossas rodas. Esperamos que o frio que faz neste momento nessas terras não tire o calor das nossas rodas e o povo chileno nos acolha como sempre, como fala a canção: ... y verás cómo quieren en Chile al amigo cuando es forastero. Então la vamos nós com a TC, cantando e falando agora em castelhano!

9 comentários:

  1. Maravilla en la cordillera!volver a los 17 y todo más. Gracias a la vida!Union de las Americas

    ResponderExcluir
  2. Caríssimas so posso desejar que seja um enorme sucesso plantar este sementinha pela América Latina. E que adoraria poder ajudar mais além de torcer para quer tudo dê certo!
    Beijos
    Ana Carmen

    ResponderExcluir
  3. Que buenas canciones!!
    Ideales para la TC
    Gracias

    ResponderExcluir
  4. Querida Ana Carmen,
    Você já me ajudou e ainda vai me ajudar e muito!!
    Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  5. CATALINA, VERÔNICA E SELMA, MUITA SORTE,E ACREDITO QUE O CALOR CHILENO SERÁ GRANDE, POIS COM O EXEMPLO DE VCS, DUAS MULHERES, LINDAS DE GARRA,E CALIENTES... COMO VCS, EU NÃO DUVIDO.
    SEM FALAR NA SELMA A MAIOR CUIDADORA DO MUNDO. MEU PENSAMENTO ESTARÁ COM VCS. FERNANDA BORBOLETA

    ResponderExcluir
  6. Boa viagem e muitas rodas pra vocês!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Queridas Catalina, Selma e Veronica, toda a sorte do mundo nesta nova jornada, porque competência vocês já têm! Beijos carinhosos,

    Ana Lúcia (turma 4 TC RJ)

    ResponderExcluir
  8. muchos besos para todas ai en Chile! Com certeza mais um sucesso das moças cariocas da TC

    ResponderExcluir
  9. Já soube que foi um sucesso. Parabéns Cata, Selma e Veronica. Com o formato simples e coerente que a TC tem, é muito tentador ir espalhando essa semente pelo mundo....Que brote muitos frutos!!!
    Bjo,
    Bia

    ResponderExcluir