Terapia Comunitária - O que é?

A Terapia Comunitária é um espaço de partilha de vivências onde, através da palavra e da escuta respeitosa, os membros de uma comunidade vão construindo vínculos de apoio e soluções aos seus problemas cotidianos. É participando das conversações na Roda de Terapia Comunitária que se alcança a autonomia e a confiança por meio da ação terapêutica do próprio grupo, que relata e resgata suas histórias e experiências de vida na procura da solução dos conflitos pessoais.

Uma Roda de Terapia Comunitária é um grupo de ajuda mútua e um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção de vida e saúde, assim como a mobilização dos recursos e competências dos indivíduos.

03/12/2009

Natal, Ano Novo, Festas?

Esta época do ano costuma ser atribulada para todos nós. Além das compras de Natal e afazeres, jantares, encerramentos, apresentações de final de ano, as famílias começam a se organizar para as habituais reuniões para as festas. E, aí, muitas vezes as festas não ficam tão festivas assim. Para as famílias onde ocorreram divórcios, novos casamentos, novos filhos, as festas costumas ter uma tal complexidade que muitas vezes o que ouvimos de nossos amigos, clientes e familiares é que melhor seria se não tivessem que pensar nisso. Por outro lado, algumas famílias conseguem sim administrar as novas realidades e encontrar maneiras de estarem juntos que alegrem a todos. Como é na sua família? Vamos continuar conversando sobre este tema ainda por esses dias quentes de dezembro. E, vamos nos preparar para as festas de Natal e ano novo com esperança.

Um comentário:

  1. Hoje mesmo estava conversando sobre isso com minha madrinha. O filho mais velho dela, meu primo querido, faleceu há 9 anos e sua falta ainda é muito marcante. Fora que esse ano, meu outro primo vai estar viajando a trabalho e minha prima vai passar na casa da sogra dela. Estamos vendo como faremos. Talvez possa ser aqui em casa, o que me deixaria muito feliz!
    Pra mim, o Natal é sempre uma oportunidade de estar com a minha família- o que é difícil na correria do dia-a-dia.
    Para começar a comemoração, uma musiquinha: toca o sino, pequenino, sino de Belém. Já nasceu Deus Menino para o nosso bem!
    Viva!

    ResponderExcluir