Terapia Comunitária - O que é?

A Terapia Comunitária é um espaço de partilha de vivências onde, através da palavra e da escuta respeitosa, os membros de uma comunidade vão construindo vínculos de apoio e soluções aos seus problemas cotidianos. É participando das conversações na Roda de Terapia Comunitária que se alcança a autonomia e a confiança por meio da ação terapêutica do próprio grupo, que relata e resgata suas histórias e experiências de vida na procura da solução dos conflitos pessoais.

Uma Roda de Terapia Comunitária é um grupo de ajuda mútua e um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção de vida e saúde, assim como a mobilização dos recursos e competências dos indivíduos.

02/04/2009

Dinâmicas para diversos grupos

Dinâmicas utilizadas na intervisão de março de 2009 no Instituto NOOS. Tipo de grupo: pais numa reunião na escola. Duas rodas, uma dentro da outra, com o mesmo número de pessoas que formam duplas. A pessoa da roda de fora se apresenta, diz o que está fazendo ali. O facilitador bate palmas e a roda de fora gira para a direita. E assim as pessoas vão se apresentando. Tipo de grupo: Homens que não se conhecem Cada um se apresenta, fazendo o gesto que representa as vogais de seu nome. A – Braços abertos E – Braços cruzados I – Braços levantados fechados em cima. O – Braços arredondados U – Braços levantados, um pouco abertos Tipo de grupos: Mulheres que não se conhecem Cada um faz um gesto que fazia quando era criança e ficava aborrecida. Tipo de grupo: Médicos conservadores Em duplas, um tenta fazer qualquer movimento e o outro tenta impedir. Tipo de grupos: Jovens Todos andando pela sala. Quando o facilitador bate palmas, cada um deve fazer algo a pessoa que está próxima: abraçar, beijar, fazer cosquinhas,... Tipo de grupos: Cadeirantes Cada um diz uma palavra amiga a quem está à sua esquerda. Tipo de grupo: Professoras insatisfeitas Cada uma pense num animal e todas representam, fazendo gestos e sons. Tipo de grupo: Acamados numa enfermaria Levantar e sacudir todas as partes do corpo que puderem. Tipo de grupo: Artesãs que trabalham juntas Na roda, em pé, cada uma vira para a esquerda e faz massagem nas costas da outra. Tipo de grupo: Crianças “Faça assim....” Tipo de grupo: Pessoas que trabalham juntas Espelho: em duplas, um faz um movimento e o outro imita. Tipo de grupo: Vítimas de violência Uma pessoa diz seu nome e oferece um gesto para outra da roda e assim por diante. Tipo de grupo: Policiais História coletiva. Uma pessoa começa a contar uma história e as outras vão completando, improvisadamente. Tipo de grupo: Diretores e funcionários Todos em pé na roda, de costas. A facilitadora diz ao grupo que vai falar algo no ouvido de cada um. Ela escolhe uma pessoa e fala a palavra “líder”. Pede para todos virarem de frente e tentarem advinhar quem é o líder. Tipo de grupo: Dependentes químicos Organizar a roda por ordem alfabética e se apresentar. Tipo de grupo: Idosos A facilitadora vai convocando, para a apresentação: “Os que são viúvos, cheguem ao meio da roda”, “Agora os que têm netos....” Tipo de grupo: Grupo heterogêneo grande Quadrilha. A facilitadora fica no meio da roda, que têm o mesmo número de cadeiras que os participantes – uma pessoa vai ficar em pé. De acordo com as consignas, as pessoas vão mudando de lugar: quem está de camisa azul, quem gosta de sorvete, etc. A pessoa que fica no meio é que dá a consigna. Encerramento da intervisão: Chuá Grupinhos de seis pessoas. Uma no meio, que vai girando e recebendo tapinhas no corpo – exceto mamas e órgãos sexuais, tendo cuidado com o rosto. Depois de um tempo, o grupo coloca as mãos na cabeça da pessoa e varrem de cima para baixo, enquanto soltam o som de “CHUÁ!”

Um comentário:

  1. eeeeeeeeeee parabens adoreiiiiiiii terapia comunitaria ja chegou aki em jalesssssss parabens espero fazer parte dessa estoria como estudante d psicologia 3 ano na funec santa fé do sul.bjs a todos.

    ResponderExcluir