Terapia Comunitária - O que é?

A Terapia Comunitária é um espaço de partilha de vivências onde, através da palavra e da escuta respeitosa, os membros de uma comunidade vão construindo vínculos de apoio e soluções aos seus problemas cotidianos. É participando das conversações na Roda de Terapia Comunitária que se alcança a autonomia e a confiança por meio da ação terapêutica do próprio grupo, que relata e resgata suas histórias e experiências de vida na procura da solução dos conflitos pessoais.

Uma Roda de Terapia Comunitária é um grupo de ajuda mútua e um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção de vida e saúde, assim como a mobilização dos recursos e competências dos indivíduos.

02/04/2009

Por que cantamos na Terapia Comunitária?

Cantamos porque acreditamos que uma música, tanto com sua letra quanto com seu som nos acolhem e nos permitem compartilhar, nesta outra forma de linguagem, emoções, percepções e sensações que as vezes só com as palavras não damos conta. Uma canção entoada por um grupo pode se transformar num ninho acolhedor num momento de aflição, em uma caricia num momento de solidão ou até pode provocar uma boa risada num momento em que nos sentimos menos alegres. Quem dizia que aqueles que cantam seus males espantam, já sabia muito bem de que falava! Vamos cantar!

3 comentários:

  1. Oi Catalina, que prazer receber sua visita no diario de notas... Lá é um espaço de partilhas de olhares, de sentimentos, de sons, de vida... estou cursando especialização em terapia comunitária e estou amando... olha vou te contar que foi depois de uma viagem transformadora ao Chile e Argentina que decidi vivenciar este curso e mudar algumas coisas...
    Fique a vontade para linkar o blog e tb vou linkar lá no notas...
    vamos nos falando
    bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana, que prazer sua visita!

    Seu blog é lindo e foi assim como eu o senti, como um espaço de partilha de olhares, sons e emoções, me senti em casa quando vi as fotos do Chile e pensei... bom, as coisas acontencem nesta rede mesmo!
    um abraço e um beijo para voce

    ResponderExcluir
  3. olá, sou de Lages SC, estou iniciando formãção para terapeuta e gostaria de perguntar em qual momento deve ser aplicado esse tipo de música na roda, no início ou no ritual de agregação? Ou a critério do terapeuta? Gostaria de dizer que estou muito feliz em encontrar na internet blogs e sites que divulgam esse trabalho tão maravilhoso.

    ResponderExcluir