Terapia Comunitária - O que é?

A Terapia Comunitária é um espaço de partilha de vivências onde, através da palavra e da escuta respeitosa, os membros de uma comunidade vão construindo vínculos de apoio e soluções aos seus problemas cotidianos. É participando das conversações na Roda de Terapia Comunitária que se alcança a autonomia e a confiança por meio da ação terapêutica do próprio grupo, que relata e resgata suas histórias e experiências de vida na procura da solução dos conflitos pessoais.

Uma Roda de Terapia Comunitária é um grupo de ajuda mútua e um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção de vida e saúde, assim como a mobilização dos recursos e competências dos indivíduos.

27/04/2009

Voltando de Morro Branco

Depois de uma semana em total imersão em Morro Branco não se volta igual. Foram muitas as vivências, experiências e insights. Somos infinitos na possibilidade de conehcer sobre nós mesmos e reescrever nossas histórias. Além disso, um grupo maravilhoso, animado e sério ao mesmo tempo. A praia, o por do sol, o forró... Destaque especial merece o Projeto 4Varas, onde tudo começou. Poder estar ao vivo e a cores no berço de tudo e convivendo com as pessoas que lutam a cada dia para manter viva a esperança. Quando cheguei lá, disse que o que queria trabalhar era exatamente a minha esperança. E, saí de lá com minha esperança renovada no ser humano, na generosidade, na simplicidade. Acho que deveria fazer parte da nossa formação continuada como seres humanos ir de vez em quando a Morro Branco e às 4 Varas para nos reconectarmos com o amor, a esperança e a riqueza que todos temos em nós e juntos mais ainda. Rosana.

Um comentário: