A Terapia Comunitária é um espaço de partilha de vivências onde, através da palavra e da escuta respeitosa, os membros de uma comunidade vão construindo vínculos de apoio e soluções aos seus problemas cotidianos. É participando das conversações na Roda de Terapia Comunitária que se alcança a autonomia e a confiança por meio da ação terapêutica do próprio grupo, que relata e resgata suas histórias e experiências de vida na procura da solução dos conflitos pessoais.
Uma Roda de Terapia Comunitária é um grupo de ajuda mútua e um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção de vida e saúde, assim como a mobilização dos recursos e competências dos indivíduos.
Uma alegria! Iniciamos a 4ª turma anual de TC do Noos. Um grupo excelente, participativo e extremamente solidário.
Aliás qual é mesmo o perfil de um terapeuta comunitário?
Diante de tantos balanços da vida, de tanto chacoalhar emoções não poderíamos ser diferentes.
Bem vindos vocês que abriram coraçõ esteve entre nós cariocases e torneiras de emoções. Que tão bem mostraram suas pérolas e desnudaram suas feridas.
Obrigada pela confiança, pelas lindas músicas, pela conversa junto à lareira enfim por tantas emoções que vivemos!
Obrigada à Bia, Catalina, Rosana, Sandra, Raquel e ao Adalberto que mais uma vez veio nos ajudar a fazer crescer a rede fluminense de TC. Nós que há 4 anos atrás não tínhamos nenhuma representatividade neste movimento pela inclusão e pela luta por um Brasil socialmente mais justo somos agora uma rede que cresce com lindos nós.
Abraços comunitários,
Selma
Uma ótima notícia: na quarta feira que vem, dia 27 de maio, estaremos partindo para Nogueira para dar início à quarta turma de formação em TC do NOOS. Como parte integrante e mais novata da equipe, estou ansiosa e entusiasmada. Tenho certeza que será mais uma vez uma experiência incrível nos cuidar, nos olhar para assim podermos nos encontrar com outros.
Se vc vai, ótimo! Nos encontraremos lá! Se vc não vai e gostaria de ir, ainda é tempo! Se vc não vai porque já foi, sabe do que estou falando.
Até a volta!
Vânia teve a generosidade de compartilhar a sua experiência e fiquei super emocionada. Pedi autorização para colocar no blog pois é muito bom lembrar deste "sagrado" que muitas vezes acontece nas rodas e que nem sempre registramos.
Obrigada Vania.
Bia
"....da terapia na Ilha da Conceição que acontece todas as sextas 13;30 e esta muito legal porque as pessoas já estão fazendo da roda uma referência , essa semana um senhor que sempre frequenta a roda até pediu pra comemorar o aniversário dele na TC ,e sabe o que ele disse ,"Eu nunca comemorei meu aniversário e sabe porque Vânia?E eu disse não. E ele disse, porque nunca tive amigo ,mas esse ano faço 82 anos e quero comemorar aqui na Tc com vocês, porque agora eu tenho amigos, pois foi aqui na TC que os encontrei, agora eu tenho uma família." Ai eu fiquei toda boba e muito feliz em saber que nosso trabalho está dando certo e queria dividir isso com você e com todo o grupo.Hoje já consigo ver frutos da Terapia Comunitária e estou muito feliz."
No mistério do sem-fim
equilibra-se um planeta.
E, no planeta, um jardim,
e, no jardim, um canteiro;
no canteiro uma violeta,
e, sobre ela, o dia inteiro,
entre o planeta e o sem-fim,
a asa de uma borboleta
Será realizado em Fortaleza de 9 a 12 de setembro de 2009 o V Congresso de Terapia Comunitária, o II Encontro Internacional de Terapia Comunitária e o I Encontro de Pesquisa em terapia Comunitária
Participe!!
O programa e outras informações as encontra aqui
Quando a gente tenta
De toda maneira
Dele se guardar
Sentimento ilhado
Morto, amordaçado
Volta a incomodar
Esta é a musia preferida da nossa querida amiga Bia para começar a Terapia Comunitária :)
O INSTITUTO NOOS TEM A HONRA DE CONVIDÁ-LO(A) A PARTICIPAR DA 4ª TURMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPIA COMUNITÁRIA A SER REALIZADO NO RIO DE JANEIRO, COM O PROF. ADALBERTO BARRETO E A EQUIPE DO INSTITUTO NOOS.
A Terapia Comunitária (TC) é uma proposta nascida na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, desenvolvida pelo Prof. Dr. Adalberto de Paula Barreto, psiquiatra, que hoje está em prática em muitos estados brasileiros e também no exterior. Ela tem se mostrado um excelente recurso para lidar com o sofrimento decorrente da exclusão social, pobreza e violência que atingem comunidades inteiras em nosso país. É um procedimento terapêutico de fácil acesso e viável para grandes grupos. Nas palavras do próprio prof. Adalberto:
“A Terapia Comunitária é um instrumento que nos permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Procura suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo valorizando a herança cultural dos nossos antepassados indígenas, africanos, europeus e orientais, bem como o saber produzido pela experiência de vida de cada um.”
“Enquanto muitos modelos centram suas atenções na patologia, nas relações individuais, privadas, a TC se propõe cuidar da saúde comunitária em espaços públicos. Propõe-se a valorizar a prevenção. Prevenir é, sobretudo, estimular o grupo a usar sua criatividade e construir seu presente e seu futuro a partir de seus próprios recursos.”
Nós da Terapia Comunitária desejamos a todas as mães, tias, avós e pais que se desempenham como mães, que tenham passado um ótimo dia junto a todos seus filhos, filhas, sobrinhos e sobrinhas, netos e netas e todas as crianças que sejam bem vindas no coração como filhos.
Um grande abraço
Estivemos de mãos dadas em Morro Branco no decodificando a linguagem corporal, algumas pessoas muito queridas que fazem parte dessa enorme família comunitária que vamos construindo.
Foram dias de vivencias intensas, mas tambem de muito estudo para tentar decifrar as diferentes partes do nosso corpo. Descobrimos que nossas mãos são uma parte muito significativa dele. É através delas que damos e recebemos energia.
Como diz Adalberto, a mão é um vetor de poder. A mão esquerda é a mão do coração que dá e recebe e a mão direita representa a vontade, o poder de escolher o que dar.
Vamos juntos usar esse poder para, de mãos dadas, muito fazermos!
Um solidário abraço comunitário.
Entre os dias 29 de abril e 3 de maio nos reunimos para iniciar os preparativos para a nova turma de Terapia Comunitária do Ministério da Saúde 2009.
Aproveitamos também para celebrar o aniversario de 5 anos da ABRATECOM, com bolo, festa e muita alegria.
Parabéns a todos pelo empenho e pelo trabalho!Nós nos apoiamos!!!
PSF Coqueiros - Volta Redonda Rua J, 50, Coqueiros Segunda feira, menos a ultima do mês, as 9:00 Terapeutas: Lucia e Fatinha
Apadefi - Volta Redonda Av. General Euclides de Figueiredo, 350, Retiro última segunda feira do mês, às 8:30 Terapeutas: Lucia e Fatinha
IPUB- Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (setor de família, prédio do Hospital Dia) Rua Venceslau Brás 74,( fundos ) Fone 22955549 Segunda feira, quinzenalmente de 8:30 ås 10:00 Terapeutas: Carmen Pontual ( 99740970) , Carla Tolentino e Liora Berer Renascer, sede Parque Lage Rua Jardim Botánico Segundas, Terças e Quartas feiras das 11:00 às 12:30 Terapeutas: Frances, Leone, Maria Amélia, Cordélia e Claudia
Instituto Noos Rua Álvares Borgerth, 27 – Botafogo 2579-2357 / 3283-9874 Terças e Quartas feiras das 17:00 às 18:30 Grupo aberto gratuito
Clube Militar - Lagoa (sala de idiomas) Rua Jardim Botânico 391 – Em frente ao Parque Lage
8796-5151 / 81850041 Terças feiras das 19:30 às 21:00
Grupo aberto com doação entre R$5,00 e R$30,00 para utilização do espaço. Terapeutas: Safira e Fernando
Pequena Cruzada - Lagoa Terças feiras das 19:30 às 21:00 Terapeutas: Claudia Villarino e Claudia Canha
Centro Espírita Filhos de Deus – Hospital Curupaiti Rua Godofredo Viana 64 – Tanque – Jacarepaguá Terças feiras, quinzenalmente das 13:30 às 15:00 Terapeuta: Neide
PSF Sana
Rua José de Jesus Júnior, s/n, Arraial do Sana, 6 distrito
Macaé, RJ.
Tel.: (22) 27932548 Rodas realizadas uma vez ao mês, sempre na terceira semana, terças-feiras, das 14 às 15.30 h.
Grupo aberto Terapeutas: Angela e Melissa
Casa do Caminho
Estrada do Imburo, km 2, s/n, Bairro Ajuda de Cima
(22) 2796-4545.
Grupo Aberto terças-feiras, das 14.30 às 16.00 h, exceto na terceira semana do mês Terapeutas: Angela e Melissa
Zoologico Municipal Volta Redonda Quarta feira as 8:30 Terapeutas: Lucia e Fatinha
Con-tato Rua Rosa e Silva 83, Grajaú 25714476 Quartas feiras às 18:00 Grupo aberto Terapeutas: Claudia, Silvia, Tathy e Luis Fernando
Hospital de Curupaiti - Central de Curativos Dr. Bezerra de Menezes Rua Godofredo Viana, 64 - Tanque - Jacarepaguá 96168538 Quartas feiras de 10:00 às 12:00 Grupo aberto Terapeutas: André e Neide
APAE- Cabo Frio Uma quarta feira por mês Terapeuta: Rosemeire
5a feira
PSF Nova Holanda Rua 4, 237, Nova Holanda (anexo). quintas-feiras, das 14 às 15.30 h ( primeira e terceira semana do mês).
Grupo aberto Terapeutas: Angela e Melissa
6a feira
PSF e Colégio Municipal Theodoro Machado
Estrada Ministro Salgado Filho
Bairro Cuiabá - Itaipava - Petrópolis
Sexta feira das 14:00 às 15:30
Terapeutas: Ana Claudia, Ana Carmen, Fernanda
CIEP Volta Grande III Sexta feira das13:00 às 14:30 Grupo aberto
CIEP Volta Grande III Sexta feira das16:00 às 17:30 Grupo fechado para os alunos do local Terapeutas: Fatinha, Fabíola e Carlos
CREAS- Arlindo Rodrigues Rua Desembargador Izidro 48 das 10:00 às 11:30 Grupo fechado Terapeutas: Patricia, Maria José e Roberta
PMF Leopoldina Travessa Arsenio de Almeida, sem número Leopoldina/Barreto -Niterói-RJ sextas, 15h Terapeuta: Thais
PSF Nova Esperança Rua 9, Nova Esperança. às sextas-feiras, na terceira semana do mês, das 9 às 10.30 h.
Grupo aberto
PSF Malvinas A/C
Rua H, 50, Malvinas
uma vez ao mês, na última semana, às sextas-feiras, das 9 às 10.30 h.
Ilha da Conceição Rua Salo Brand nº196 PCIC Niterói –RJ sextas 13;30 Terapeuta: Vania
Sábado Clínica Oficina do Corpo Cabo Frio início Abril/2009 Grupo aberto